O projeto Xadrez Na Escola, desenvolvido pela Escola Estadual Jose Alves Bezerra em Porto dos Gaúchos-MT, tem se destacado como uma iniciativa inovadora para promover a vivência esportiva dos alunos e incentivar o aprendizado por meio do xadrez. Sob a coordenação do responsável Leonardo Massi da Silva e o apoio da coordenadora pedagógica Teresinha Hemsing, o projeto tem apresentado resultados significativos na melhoria do desempenho escolar, redução da evasão e desenvolvimento de habilidades cognitivas dos estudantes.

O objetivo principal do projeto é oferecer o xadrez como atividade esportiva durante as aulas de educação física, integrando-o à proposta pedagógica da escola. Com base em seu caráter estratégico e matemático, o xadrez auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como atenção, memória, análise e lógica, contribuindo para o raciocínio dos alunos na realização das tarefas escolares.

Segundo estudos, o aprendizado do xadrez não se limita apenas ao aspecto esportivo, mas também tem impacto positivo na vida cotidiana dos estudantes. Ao promover o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para a sociedade, como trabalho em equipe e competição saudável, o xadrez incentiva a autoestima dos alunos e os motiva a se esforçarem para alcançar suas metas de autodesenvolvimento.

Um dado alarmante levantado pelo Ministério da Cidadania mostra que quase metade das escolas de educação básica no país não possui espaços adequados para a prática de esportes. A Escola Estadual Jose Alves Bezerra também se enquadra nesses dados, pois não possui instalações específicas para atividades esportivas. No entanto, o projeto *Xadrez Na Escola* tem suprido essa carência com materiais como tabuleiros e um quadro em forma de tabuleiro, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar uma nova modalidade esportiva.

O público-alvo do projeto abrange os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, além das turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Os resultados têm sido notáveis, especialmente entre os alunos do ensino fundamental, que demonstraram maior concentração e autocontrole durante as partidas de xadrez. Essa mudança de comportamen

to tem sido particularmente relevante, considerando que é comum nessa faixa etária os alunos apresentarem agitação.

A coordenadora pedagógica Teresinha Hemsing ressalta a importância de metodologias diferenciadas para envolver os estudantes na aprendizagem. Ela destaca que os jogos, como o xadrez, são excelentes exemplos de como o processo educativo pode ser leve e divertido, despertando o interesse dos alunos em conhecer mais sobre esse vasto universo de estratégias e desafios.

O projeto Xadrez Na Escola tem se mostrado uma iniciativa bem-sucedida, promovendo a inclusão esportiva e o desenvolvimento intelectual dos alunos da Escola Estadual Jose Alves Bezerra. A aposta no xadrez como ferramenta pedagógica tem demonstrado que, além de proporcionar momentos de diversão, essa atividade pode ser uma poderosa aliada na formação de cidadãos mais atentos, concentrados e preparados para enfrentar os desafios da vida.