Entre os dias 3 a 7/05/2023, aconteceu o Festival Nacional da Criança 2023 em Natal / RN, campeonato onde os melhores de cada estado disputam o título de Campeão Brasileiro em cada categoria etária e se classificam como representantes oficiais do Brasil nos campeonatos Sul-americano, Panamericano e mundial .
O evento contou com a participação de 299 atletas na modalidade Clássico ( partidas com 1:30h para cada jogador ) , 268 atletas na modalidade Rápido ( partidas de 15 minutos para cada jogador ) e 227 atletas na modalidade Blitz ( partidas de 5 minutos para cada jogador ), divididos nas categorias sub 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 e separados em masculino e feminino .
A delegação do Mato Grosso foi composta por 13 atletas em diferentes categorias e naipes , sendo eles :
– Elisa – de Cuiaba , atleta do Sub 6 Feminino
– João – de Cuiaba , atleta do Sub 8 Absoluto
– Tobias Luíz Carvalho de Oliveira – de Sinop , atleta do Sub 10 Absoluto
– Tiago Vincenzi – de Sinop , atleta do Sub 10 Absoluto
– Caio Ferreira – de Rondonópolis , atleta do Sub 10 Absoluto
– Zack Snow Lopes Andrade – de Cuiaba , atleta do Sub 10 Absoluto
– Olavo Tadeu Carvalho Oliveira – de Sinop, atleta do Sub 12 Absoluto
– Daniel Costa de Almeida – de Cuiaba , atleta do Sub 12 Absoluto
– Mateus Vincenzi – de Sinop , atleta do Sub 14 Absoluto
– Arthur Calgaro Bergaminho Fagundes – de Sorriso , atleta do Sub 20 Absoluto
– Ananda Vitória Lopes Andrade – de Cuiaba , atleta do Sub 14 Feminino
– Roberto Camargo Haubert – de Sinop , atleta do Sub 16 Absoluto
– Carlos Eduardo Israel de Lima Araújo – de Matupa , atleta do Sub 20 Absoluto .
Os Mato-grossenses tiveram ótima participação no Campeonato Brasileiro de Xadrez , enchendo o estado de orgulho , com destaque para as seguintes classificações :
– – Elisa – de Cuiaba , sagrou-se Campeã Brasileira de Xadrez 2023 nas modalidades Clássico e Rápido e compôs o podium em 3° lugar na modalidade de xadrez Blitz na categoria Sub 6 Feminino
– Olavo Tadeu Carvalho Oliveira de Sinop , sagrou-se campeão Brasileiro de Xadrez 2023 na modalidade Clássica na categoria Sub 12 .
E compôs o podium em 3° lugar na modalidade Blitz na categoria Sub 12
– Carlos Eduardo Israel de Lima Araújo , de Matupa sagrou-se Campeão Brasileiro de Xadrez 2023 na modalidade Rápido e na modalidade Blitz e classificou-se em 5° lugar na modalidade clássica na categoria Sub 20.
– Tobias Luíz Carvalho de Oliveira , de Sinop ; classificou-se em 3° lugar na modalidade de Xadrez Rápido e em 4° lugar na modalidade clássica na categoria Sub 10 .
– Arthur Calgaro , de Sorriso , classificou-se em 8° lugar na modalidade de Xadrez Clássico na categoria Sub 20.
Os campeões Brasileiros de cada categoria etária na modalidade de xadrez Clássico serão os representantes oficiais do Brasil 🇧🇷 no Festival Panamericano de xadrez , no Festival Mundial de xadrez e no Festival Sul-americano de xadrez.