A FMTX, atualmente, atende 118 municípios, em 160 escolas do Estado, o que representa 16,6 % de todas as escolas do Mato Grosso. Nos últimos anos, o xadrez se tornou uma ferramenta cada vez mais popular para promover a educação e o desenvolvimento social, principalmente no contexto das escolas públicas. No estado do Mato Grosso, a Federação Mato Grossense de Xadrez, em parceria com a o Governo do Estado, tem promovido vários projetos sociais que visam implementar o ensino do xadrez nas escolas e oferecer oportunidades para que os alunos desenvolvam suas habilidades e conhecimentos neste jogo estratégico. Esses projetos já tiveram um impacto significativo na vida de muitos estudantes no Estado. Dentre os projetos em andamento, temos dois que visam massificar o ensino do xadrez no Mato Grosso, que são os projetos: Programa de Massificação do Xadrez no Estado de Mato Grosso, e o projeto Xadrez no Mato Grosso: Encaixando as Peças no Estado.

O Programa de Massificação do Xadrez no Estado de Mato Grosso pretende massificar o xadrez, apoiando e desenvolvendo o projeto em 30 municípios do Estado. O projeto visa atender crianças e adolescentes de 08 a 17 anos que estejam dentro da Escola. A iniciativa visa atender 1000 (mil) alunos, e 100 (cem) professores no Estado de Mato Grosso, distribuídos em 30 cidades do Estado. Com o sucesso deste projeto, muitas outras escolas de outros municípios tiveram interesse em participar. Com isso, deu-se o processo de implementação do Projeto Xadrez no Mato Grosso: Encaixando as peças no Estado.

Este segundo projeto visa potencializar o xadrez educacional, através de ações dentro das Escolas com apoio material esportivo, financeiro, cursos de formação de arbitragem, organização, xadrez educacional para os professores. O projeto tem como objetivo apoiar 111 municípios do Estado de Mato Grosso, através do envio de kit de material de xadrez, desenvolvendo cursos de formação para os Professores.

Confira abaixo um mapa com as cidades participantes de cada um desses projetos.

 

Segue a lista das escolas participantes dos projetos da FMTX.