Vocês que nos acompanharam no ano de 2022 puderam presenciar diversos eventos e iniciativas da FMTX para fomentar e acelerar o ensino de Xadrez no Estado de Mato Grosso. Dentre uma dessas iniciativas (o Projeto de Massificação do Xadrez) inúmeros municípios do Estado se interessaram em participar prontamente, esgotando rapidamente todo o material disponível para envio às escolas participantes. Esse resultado foi fruto da necessidade de material pedagógico nas Escolas de Mato Grosso para o ensino do xadrez.

Com isso, a Federação Mato Grossense de Xadrez teve uma lista de espera de mais de 30 municípios que souberam do Projeto e estiveram aguardando nova disponibilidade de material para envio, uma vez que, com as demandas dos 30 municípios selecionados, não se tinha condições de atender novos municípios sob o escopo de atuação do projeto.

Com isso, com o intuito de poder atender mais municípios, 2022/2023 contaremos com o novo Projeto que visa dar continuidade ao Projeto de Massificação, apoiando todos os outros 111 municípios do Estado. O projeto pretende “encaixar todas as peças de xadrez” no Estado e dar oportunidade e igualdade a todos.

Logo do Projeto

 

O referido projeto já começou a todo vapor, distribuindo um KIT de Xadrez para cada município do Estado que manifestou interesse e que não havia sido atendido antes, e já contamos com 45 municípios cadastrados, sendo eles: Acorizal, Alta floresta, Apiacás, Araputanga, Arenápolis, Barra do bugres, Campinápolis, Canarana, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Claudia, Confresa, Conquista d’oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Diamantino, Dom Aquino, Feliz natal, Figueiropolis d’oeste, Guiratinga, Itiquira, Juina, Juruena, Lambari d’oeste, Lucas do rio verde, Mirassol d’oeste, Nossa senhora do livramento, Nova bandeirantes, Nova Olímpia, Paranatinga, Pedra preta, Porto Alegre do norte, Poxoreu, Rio Branco, Santo Afonso, São José do povo, São José do rio claro, São José dos 4 marcos, São Pedro da cipa, Sorriso, Tabapora, Tangará da serra, Terra nova do norte, Tesouro, Torixoreu.

Ademais, esse projeto conta com um período de formação de professores para o ensino de xadrez, com duração de 6 meses, de modo que eles consigam aprender a utilizar esse material de forma correta em suas escolas.

Confira algumas fotos dos professores que já receberam os kits.

 

Parceria com a Escola Estadual Pio Machado do municipio de Acorizal

Parceria com a Escola Estadual Pio Machado do município de Acorizal

 

Parceria com a Escola Teresa Conceição de Arruda do município de Nossa Senhora do Livramento

 

Parceria com a Escola Estadual 12 de abril do município de Terra nova do norte

 

Parceria com a Escola Estadual Dom Bosco Lucas do município de Lucas do Rio Verde

 

Parceria com o município de Torixoreu

 

Parceria com o município de Tesouro

 

Parceria com o município de São José do Rio Claro

 

Parceria com o município de Juruena

 

Sejam todas(os) bem-vindas(os) ao Projeto “Xadrez no Mato Grosso: Encaixando as peças no Estado”!