A Federação Mato-Grossense de Xadrez, através de seu presidente, Cleiton Marino Santana, conseguiu a confirmação de que nesse ano, nos Jogos Escolares da Juventude 2023 – Fase Estadual, haverá a inclusão da categoria A na modalidade Xadrez. Neste caso, ficará 80 vagas (ao todo) para a categoria B (nascidos em 2009, 2010 e 2011) e 40 vagas (ao todo, meninos e meninas) para a Categoria A (nascidos em 2006, 2007 e 2008).

Cabe lembrar que não temos mais a modalidade xadrez na categoria A na fase final dos jogos, apenas a categoria B. Essa inclusão se deu para motivar os atletas/professores do estado e para atender um pedido deles também.

Sendo assim, solicitamos para os municípios e técnicos que fiquem atentos sobre a quantidade de vagas, pois apenas as quarenta primeiras inscrições que serão consideradas na categoria A, na modalidade xadrez.

Orientamos que, os municípios interessados em levar atletas da categoria A, realizem uma seletiva no município ou indiquem atletas, sendo possível classificar/indicar dois atletas por município, sendo uma menina e um menino. Reforçamos que, além da classificação/indicação, o atleta deve estar entre os 40 primeiros inscritos para participar da fase estadual. O controle dos inscritos será feito pela SECEL.

Informações, sobre regulamento, formulários e prazos, acesse o site da SECEL:

https://www.secel.mt.gov.br/-/jogos-escolares-mato-grossenses-2023