Logo após retornarem do Mundial Escolar na Grécia, os irmãos Tobias Luiz Carvalho de Oliveira e Olavo Tadeu Carvalho Oliveira foram para Natal, RN, participar do Festival Nacional da Criança – FENAC.

O evento ocorreu de 3 a 7 de maio e reuniu os melhores enxadristas de cada estado, competindo pelo título de campeão brasileiro em suas respectivas faixas etárias.

O FENAC, juntamente com o FENAJ (Festival Nacional da Juventude), contou com a participação de 299 atletas na modalidade Clássico (partidas com 60 minutos para cada jogador), 268 atletas na modalidade Rápido (partidas com 15 minutos para cada jogador) e 227 atletas na modalidade Blitz (partidas com 5 minutos para cada jogador).

As categorias foram divididas em Sub 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20, com separação entre as categorias absoluto e feminino.

Olavo Tadeu Carvalho Oliveira, atleta do CXSSP, tornou-se Campeão Brasileiro de Xadrez Clássico em 2023 na categoria Sub 12, saindo invicto com 5,5 pontos em 6 rodadas (5 vitórias e 1 empate).

Quando questionado sobre a sensação de ser o melhor em sua categoria no Brasil, Olavo respondeu: “Estou muito feliz por ganhar novamente o FENAC. Já havia vencido a categoria Sub8 e este título agora no Sub12 é resultado de muita dedicação aos treinamentos e apoio da minha família”.

Olavo também participou das modalidades Blitz e Rápido, ganhando a medalha de bronze no Blitz.

Tobias Luiz Carvalho de Oliveira, com 9 anos de idade, jogou na categoria Sub 10 e ficou em 3° lugar na modalidade Rápido e 4° lugar na modalidade Clássico, empatado em pontos com o 3° colocado. Além disso, fez um bom torneio na modalidade Blitz.

Tobias afirmou: “Fui para Natal sabendo que seria um grande desafio vencer o FENAC porque minha categoria é uma das mais fortes. Realizei boas partidas e cheguei perto do título. No entanto, este é meu primeiro ano na categoria Sub10 e em 2024 estarei ainda mais preparado para lutar pelo primeiro lugar”.

Olavo será o representante oficial do Brasil no Festival Sul-americano, Festival Panamericano e no Festival Mundial.

Tobias e Olavo destacaram a importância de terem participado de um Mundial Escolar tão competitivo e ingressado no Campeonato Nacional logo em seguida. Eles estavam muito bem preparados devido aos adversários fortes que enfrentaram na Grécia.